sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Análise da música de Juca Chaves


A Cúmplice

Juca Chaves

Eu quero uma mulher que seja diferente
de todas que eu já tive, de todas tão iguais.
Que seja minha amiga, amante, confidente;
A cúmplice de tudo que eu fizer a mais.


No corpo tenha o Sol, no coração a Lua,
A pele cor de sonho, as formas de maçãs,
A fina transparência, uma elegância nua,
O mágico fascínio, o cheiro das manhãs.


Eu quero uma mulher de coloridos modos,
Que morda os lábios sempre que for me abraçar.
No seu falar provoque o silenciar de todos
E seu silêncio obrigue a me fazer sonhar.


Que saiba receber, que saiba ser bem-vinda,
Que possa dar jeitinho a tudo que fizer,
Que ao sorrir provoque uma covinha linda;
De dia, uma menina; a noite, uma mulher.







Análise da Música:

A sátira, onde o eu lírico expressa o seu desejo em conquistar uma mulher na qual ele almeja encontrar, uma mulher diferente das demais, como se refere no título que quer uma cúmplice, que esteja ao seu lado em qualquer momento.
O eu lírico quer várias mulheres em uma só “uma mulher diferente... amiga, amante, confidente...”. Coisa que é difícil de um homem reconhecer essas qualidades em uma mulher, só mesmo um homem romântico, apaixonado que faz da mulher igual às outras, ser simplesmente diferente de todas.
Na segunda estrofe o eu-lírico estabelece um padrão de beleza para a mulher que ele quer, comparando-a com elementos da natureza. Já na terceira estrofe descreve como a amada deve ser com ele, como quer ser tratado e a forma que ele tem que se comportar.
Juca chaves coloca um pouco de malicia, dando para observar pela interpretação da música “Que morda os lábios sempre que for me abraçar... De dia, uma menina; a noite, uma mulher”.
Por fim esta mulher tem que ter tudo o que ele quer para poder ser bem recebida e ao mesmo tempo ser linda, menina e mulher. A música representa uma cantiga trovadoresca.

6 comentários:

  1. Nossa que lindo.... Perfeito, a arte nessa musica nos faz tocar a alma.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa faceta do Juca Chaves de poeta romântico, apenas a área satírica. E ele expressa as emoções mistas de amor e carnal de forma quase que perfeita.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito linda a música! Adorei!!! Uma declaração dessa conquista qualquer mulher, né??? hehehe '

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo ... A música expressa sentimeto e desejo . o eu poético mostra a idealização de uma mulher que seria perfeita para ele. Parabéns!!!! Aprendeu direitinho a lição...

    ResponderExcluir
  5. Muito linda essa cantiga, em que o trovador espera por uma mulher que realmente seja sua cumplice, amiga, amada, confidente. Adorei! Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  6. Considero essa música espetacular!´A meu ver, é uma das músicas românticas mais lindas da MPB É perfeita, porque letra e música combinam com rara inspiração. A música é tão suave e melodiosa quanto a letra é suave, doce, extremamente inteligente e salpicada de uma cúmplice malícia, na pretensão da mulher almejada por qualquer homem carente de amor e afeto. Essa música sempre me tocou muito profundamente, desde a década de 1970!

    ResponderExcluir